quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Toda pessoa faz planos, traça metas e tem sonhos na vida. Isso é fato. Todos nós queremos cursar uma faculdade, conseguir um emprego que pague bem, ter um carro novo, realizar o sonho da casa própria, encontrar alguém para casar... E não há nada de errado nisso, pois Deus se interessa pelos nossos desejos e sonhos (Salmos 37:4). O profeta Isaías também diz que "O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam." (Isaías 58:11)

Porém, a demora para a realização de alguns sonhos, muitas vezes nos leva à frustração. Nossa ansiedade nos faz pensar que tudo deve acontecer no tempo que achamos ser o certo, mas nos esquecemos de uma coisa muito importante: tempo de Deus é diferente do nosso. O relógio de Deus não corre na mesma velocidade que o nosso. O capítulo 3 de Eclesiastes confirma isso:

"Para tudo há uma ocasião certa, há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de jogar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz." (Eclesiastes 3:1-8)

Eu tenho um amigo muito querido que, desde criança, sonhava em fazer uma faculdade. Ele tinha certeza que, ao concluir o Ensino Médio, prestaria o vestibular e começaria a estudar Jornalismo. Deus, porém, tinha outros planos para ele. Então, ao acabar de sair da adolescência, ele não entendeu o propósito divino e por muito tempo teve raiva do Senhor. 

Mas Deus, com o seu infinito amor, mostrou a ele que aquela ainda não era a hora dele. Antes, ele precisava ser tratado e amadurecer para receber a bênção. Os anos se passaram e, enfim, chegou o dia tão esperado. Em 2011, ele ganhou uma bolsa de estudos e iniciou a faculdade que tanto sonhava. Se não fosse o bastante, poucos meses depois de entrar na faculdade, esse meu amigo conheceu uma moça no qual se apaixonou e, no final daquele ano eles se casaram e Deus os presenteou com uma casa. Hoje, ele está formado, atua na área que sempre sonhou e tem servido a Deus com o talento que Ele lhe deu!

Diante de tudo o que aconteceu na vida dele, eu fico a me perguntar: Será que ele teria sido tão abençoado e seria tão útil na obra do Senhor se o seu sonho fosse realizado na hora que ele achava ser a certa? Acredito que não! Este exemplo nos prova que a vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável e que não devemos andar ansiosos por nada. Por isso, o melhor que você pode fazer é entregar a Deus os seus sonhos e confiar. Se você quer estudar, encontrar um(a) companheiro(a), se colocar no mercado de trabalho, trocar de carro, viajar, comprar uma casa ou qualquer outra coisa, fale isso para Deus e coloque os seus sonhos diante Dele. Se for do desejo do Pai realizar suas vontades, Ele vai realizar no tempo certo. Pode acreditar! 

"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro." (Jeremias 29:11)