segunda-feira, 1 de agosto de 2016

COMO TER UM NAMORO QUE AGRADA A DEUS? Parte 3
Por Jercio
O assunto que segue é complexo, porém, deixe-me começar este artigo chocando você: "Não importa os motivos pelos quais seus pais não abençoam seu relacionamento, é impossível ter um namoro que agrada a Deus se este não possuir a bênção deles." Em algum momento deste artigo, vou falar sobre o que fazer quando os pais estão errados. Por agora quero que você saiba que a Bíblia é clara quanto a obediência que os filhos devem prestar aos pais: Colossenses 3:20, Efésios 6:1-3, Êxodo 20:12 e sem contar que Provérbios está cheio de orientações e advertências sobre a obediência dos filhos aos pais.
"O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe." [Provérbios 10:1]
A bíblia não diz que você que você só deve obedecer seus pais se eles forem cristãos ou se você já possuir maturidade e for independente deles, nada disto, ela diz que devemos obedecê-los e o oposto só pode acontecer se eles estiverem nos mandando fazer coisas que nos levem a pecar ou nos afastar de Deus, fora isto, devemos obedecê-los como obedecemos a Deus.
Ter a bênção dos pais é o tema que julgo ser o mais importante no que diz respeito a iniciar um relacionamento e para minha surpresa, percebo que é justamente o tema que a maioria dos solteiros de hoje em dia dá pouca ou nenhuma importância. Isso pode ser comprovado no fato de que muitos solteiros não se importam em ouvir o que seus pais têm a dizer sobre a pessoa com quem estão relacionando e quando ouvem não dão importância, alguns decidem até namorar escondidos de seus pais.
Quanto a namorar escondido e sem a bênção dos pais, apesar de ser algo mais comum entre adolescentes, existem muitos jovens e adultos que mantém seus relacionamentos escondidos, os motivos são diversos, seguem alguns:
* — Timidez: Ao longo de minha vida conheci pessoas que eram extremamente tímidas e a timidez fazia com que elas não fossem capazes de contar aos seus pais sobre seus relacionamentos. Este pode parecer um bom motivo para alguém ocultar um relacionamento, afinal, como dizem por ai: ninguém merece passar pela vergonha de encarar os pais. Porém, penso que a melhor coisa a ser feita é tornar o relacionamento conhecido dos pais, mais vergonhoso que encarar os pais para iniciar um namoro é ter que encará-los quando estes descobrirem que traímos sua confiança.
* — Saber que os pais serão contra a relação: Isso pode ser real ou não. Porém, tem gente que sabe que está se relacionando com alguém que os pais jamais admitiriam e por isso, decidem ficar as ocultas, o problema é que nossos pais nos criaram de um modo e é este modo que eles nos criaram que mostra o motivo pelos quais eles não admitiriam o relacionamento e saber que sua criação é oposta a criação do outro deve ascender um alerta em você, querendo ou não, somos muito parecidos com nossos pais, recebemos muito deles e podemos sofrer dentro de um relacionamentos por coisas que eles viram antes, tentaram nos alertar e nós não demos ouvidos.
* — Por pensarem que seus pais não tem nada a ver com essa área de suas vidas: Tem gente que pensa que os pais servem pra garantir um teto, garantir comida e roupa nova, mas que não devem se intrometer em suas decisões. Pobres coitados, não sabem que os pais geralmente enxergam as pessoas com más intenções nos circulando antes de nós mesmos. Esse é o tipo de pessoa que ao encarar suas feriadas vai pensar: "Deveria ter ouvido mais meus pais".
Seja lá o motivo pelo qual as pessoas mantém relacionamentos escondidos, elas precisam saber que Deus age por princípios e foi Ele mesmo quem estabeleceu como importante e necessário que os pais abençoem seus filhos e que os filhos busquem a bênção de seus pais, não só na questão da vida sentimental, mas em todas as áreas da vida.
Uma coisa que tenho aprendido é que: Deus transmite sua bênção através da vida dos pais. Veja o que diz a bíblia: "O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência." [Deuteronômio 30:19]
Deus coloca diante do seu povo a escolha de ser ou não ser abençoado, e diz que melhor é escolher a bênção para que eles e seus descendentes vivam. Aqui está muito clara a questão da transmissão da bênção. Se o povo escolhesse a maldição, não só eles como toda a sua descendência seria amaldiçoada, assim como se eles escolhessem a bênção, deles fluiria a bênção sobre a vida de seus descendentes.
O que fazer quando meus pais estão errados? Quando eles não abençoam meu relacionamento por preconceito, racismo, excesso de cuidado e por bobeiras?
Seguem algumas orientações:
* — Stop - interrompam toques e encontros, não permaneçam em um relacionamento sem a bênção dos seus pais. O diabo se aproveita desse tipo de coisa, afinal, quem namora escondido dos pais, namora onde os pais, os amigos dos pais e outras pessoas não podem ver, o que é uma oportunidade para serem tentados, pecarem e serem expostos. Conheço casos de pessoas que namoraram escondidos, vacilaram cedendo a tentação e os pais descobriram da pior maneira.
* — Orem a Deus pedindo que Ele mostre que este relacionamento é da vontade Dele fazendo com que os pais aprovem.
* — Façam um voto, campanha de oração e peça seus amigos para ajudarem em oração.
* — Marque um encontro entre os pais e o parceiro, mostre suas intenções e mostre que você respeita a decisão deles, porém, peça a eles uma chance de você conquistar eles. Diga que você gostaria de ter acesso ao convívio deles, sem ter um relacionamento de namoro com o filho ou filha deles até que eles aprovem.
* — Invistam na conquista dos pais.
* — Mostre maturidade.
De tudo o que eu disse, guarde com atenção: em hipótese alguma entre ou permaneçam em um relacionamento sem que seus pais ministrem a bênção, ser abençoado é estar protegido, sem bênção estamos vulneráveis e podemos arruinar coisas que poderiam dar certo por não entendermos que o não dos pais é apenas um - agora não de Deus.